Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

O Eucalipto em Portugal.

Nome Vulgar: Eucalipto

Nome cientifíco: Eucaluptus Globulus

Taxonomia: Pertence à ordem das Mirtáceas, género Eucalyptus, subfamília das leptospérmeas, sendo a espécie Eucalyptus Globulus a mais comum e economicamente importante em Portugal. Existem em todo o mundo cerca de 600 espécies diferentes de eucalipto.

Origem: Originário da Austrália e Tasmânia. Foi introduzido em portugal em meados do séc. XIX. Existem igualmente em Espanha e em França.

Descrição: A árvore de eucalipto é uma das mais altas de todo o mundo. Esta espécie de grande porte e de crescimento muito rápido, pode atingir os 100 m de altura e mais de 6 m de diâmetro do tronco. Este, é alto e recto, a casca é lisa, cinzenta ou castanha.O nome vem do Grego Eucalyptus que significa "bem coberto", uma vez que são revestidos por uma membrana semelhante a uma taça que é descartada quando as brotam. As folhas juvenis são sésseis, do forma ovada, de cor de glauca e com inserção, no ramo, oposta. AS folhas adultas são alternadas, longas e lancioladas, tenod um pecíolo comprido e cor verde brilhante. As flores são grandes, sésseis e de cor branca. Os frutos são cápsulas lenhosas.

Distribuição Geográfica: Em Portugal, prefere regiões litorais e de baixa altitude, inferior a 700 m, constituindo actualmente vastas matas nos sítios de terrenos mais húmidos.

Utilizações: Muitas espécies deste género têm grande importância económica quer na produção de madeira, com diversos usos, entre eles o fabrico da pasta de papel quer para extracção de óleos essenciais das folhas. As folhas de Eucalyptus Globulus possuem um óleo essencial denominado cineol ou eucaliptol que tem propriedades balsâmicas e antissépticas. É empregue, na forma de infusão ou de rebuçados, contra bronquites e catarros. Alternativamente, é possível ferver um conjunto de folhas em água, e inalar os vapores, com uma toalha na cabeça. É ainda um excelente repelente de insectos.

Curiosidade: Não se pode esquecer a grande influência, geralmente desfavorável, que as matas de eucalipto exercem sobre a vegetação natural e o solo das zonas onde foram instaladas.

Trabalho feito pelos meninos do 4º ano de Avis
publicado por Admin às 19:23
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds